O Shakti Prana

O shakti-prana é a força vital do organismo, e protege os órgãos do sistema reprodutor, em especial a energia feminina primordial da Shakti contida em nossos órgãos genitais, útero e abdômen. Ele também nos confere o poder de criar a vida, mover energia, e curar a nós mesmos. O poder da Shakti é mais do que o espaço do útero e a magia tradicional de trazer vida nova ao mundo. O útero tem uma função divina, que é guardar e nutrir os poderes de cura da Mãe contidos dentro de nós. Ao fazer isso, como mulher, você estará afetando e influenciando o bem-estar de todos os seres vivos. Os videntes védicos nos ensinam que a shakti de uma mulher – seu poder, sua fertilidade, sua capacidade de nutrir – está ligada ao ciclo lunar e à substância sagrada da Mãe Lua. A lua passa seu dom de nutrição para os alimentos da natureza e para os tecidos do corpo, e controla a nota musical da batida de nosso coração e as curvas da respiração. Ela mantém também a essência da vida e da procriação dentro do útero da mulher. Da mesma forma que as marés oceânicas são afetadas pelos movimentos da lua, também as águas do útero são afetadas da mesma forma. Os ritmos naturais femininos são sustentados pelos ciclos mensais menstruais. Nossas primeiras ancestrais femininas sabiam desta verdade a nível celular. Profundamente harmonizadas com os ciclos naturais, elas menstruavam com a lua nova, quando a energia ojas da lua (que protege o corpo físico) está em seu ponto mais baixo, e as energias absorventes do sol estão em seu ponto máximo. 
Em nossa era pós-industrial, o uso de pílulas e dispositivos anticoncepcionais, terapias hormonais, antibióticos, e a alteração química das fontes mundiais de alimentos desequilibram os ritmos internos do corpo, fazendo com que nossos ciclos menstruais saíssem de alinhamento com o ciclo lunar. Esta falta de alinhamento prejudica o fluxo de shakti-prana, o prana sutil feminino básico, o que por sua vez produz desequilíbrios hormonais e doenças.
Nosso shakti-prana circula através e ao redor do útero, a área de maior vulnerabilidade da mulher. Nossa menstruação afeta diretamente o shakti-prana, porque o ciclo mensal é um dos meios básicos de revitalização, limpeza e restauração deste prana. 
De acordo com o Ayurveda, todos os problemas relacionados ao útero - puberdade prematura, menstruação irregular, fraca ou excessiva, doenças venéreas, osteoporose, câncer de útero, de ovário e de mama, e má formação congênita, para citar apenas algumas, estão ligadas ao ciclo menstrual. Portanto, não é surpreendente que as mulheres sejam especialmente vulneráveis aos desequilíbrios entre a mente e o corpo quando estão menstruando. 


Trecho retirado do livro "O caminho da prática - A cura feminina pela alimentação, pela respiração e pelo som", de Bri. Maya Tiwari


Namastê!


Viviane Gimenez - Psicóloga e Professora de Yoga

Comentários

Postagens mais visitadas