Yoga e os problemas das Crianças


Na Índia, as crianças são tradicionalmente introduzidas para a prática do yoga na idade de oito, nove ou dez anos. A tradição védica tem uma cerimônia para crianças nessa idade no qual, elas são introduzidas no Surya Namaskar, Nadi Sodhana Pranayama e Gayatri Mantra.
As crianças possuem vários problemas inexplicados e inexpressivos. Elas não podem expressar seus problemas corretamente, porque seu poder de expressão e o conhecimento de sua própria psicologia não estão maduros o suficiente. Portanto, as crianças costumam expressar seus problemas por meio de um comportamento e, a não ser com um estudo psicanalítico, seu comportamento não proporcionará um diagnóstico apurado.
Há um desequilíbrio entre certas tendências nas crianças na idade de sete a doze anos. O crescimento físico e psicológico não crescem juntos. Algumas vezes, o crescimento físico é mais avançado do que o crescimento mental e muitas vezes o crescimento mental é mais avançado do que o crescimento físico. Muitos problemas das crianças são baseados nisso.
Deveríamos não tentar interpretar os problemas das crianças à luz da ética e da moralidade. Por exemplo, se há um excesso de secreções adrenais, a criança ficará cheia de medos. Ela não estará apta a encarar pessoas difíceis e se ela tem um professor muito sério na escola, ela não vai querer encará-lo e não gostará dele também. A causa deste problema não é ética ou moral, ou mesmo social, ela é psicológica. Tudo que precisamos fazer é equilibrar as secreções adrenais para equilibrar o caráter da criança.
Na idade de sete ou oito anos, a glândula pineal começa a regredir e quando este processo alcança certo grau, os hormônios sexuais começam a funcionar no corpo. Até esse momento, a glândula pineal detém a consciência sexual na criança e está também associada ao rápido crescimento do caráter emocional e mental. No momento em que a regressão da glândula pineal está completa, o crescimento do caráter emocional torna-se rápido e a criança encontra dificuldade em ajustar-se a isso. Se pudermos lidar com o crescimento emocional em relação ao crescimento físico, a estabilidade da criança aumentará consideravelmente. Para fazer isso, temos que manter a saúde da glândula pineal, para isso, a prática do Shambhavi Mudra (concentração dos olhos no espaço entre as sobrancelhas) é muito importante. No yoga ela é conhecida como Ajna Chakra e está situada no cérebro no topo da medula. É uma glândula muito pequena e age como uma tranca. Quanto mais a glândula pineal estiver saudável, mais o comportamento sexual anárquico se retardará até quando a criança estiver apta a equilibrar suas reações e sua mente. Se a consciência das fantasias sexuais se desenvolve antes que a criança esteja apta a expressá-la, isso pode ser bem difícil. Ela pode ter sonhos confusos e assustadores e com isso tentar retirar sua consciência da vida diária. Ao mesmo tempo em sua vida diária, ela tenta retirar sua consciência através de um comportamento desaprovador pelas pessoas. A consciência sexual prematura pode chegar a ponto de desestruturar a mente da criança. Quando os hormônios sexuais começam a ser secretados em meninas, por exemplo, as glândulas mamárias, o ovário e o útero começam a funcionar. Se a glândula pineal estiver fora da ação também cedo, toda a confusão começará no tempo errado. A criança torna-se agitada, porque ela não está fisicamente pronta para expressar este novo desenvolvimento.




As práticas do yoga não só ajudam a manter o corpo jovem, forte e flexível, mas também incorporam atividades mentais e disciplinas que desenvolvem a atenção e a concentração. Estimulam as habilidades criativas que estão latentes dentro da criança. A imaginação nas crianças antes dos seis anos geralmente é consumida nos brinquedos e contos de fadas, mas nós podemos oferecer-lhes também coisas reais para elas imaginarem, colocá-las em uma relação mais precisa com o ambiente, fazendo com que elas sejam capazes de lidar com o mundo real. A criança jovem é muito intuitiva e menos concionada que o adulto e, no entanto, bastante abeta, franca, criativa e, sobretudo capaz de aprender. Uma vez que a criança cresce e entra na escola, estas práticas aumentam suas habilidades de aprendizado, e a disciplina regular ajuda a criança em crescimento a canalizar e direcionar suas energia emocionais de uma forma construtiva.

Trecho retirado do livro - "Yoga e Educação para Criança" de Swami Satyananda Saraswati.

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Comentários

  1. Postagem maravilhosa!
    Ando buscando esse livro já faz algum tempo. Gostaria que se fosse possível me indicar onde você o adquiriu. Ficaria muito grata.

    Namastê.

    Silene


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