O Poder de Cura do Mantra

Para reprogramar a mente, libertá-la de seu condicionamento negativo e substituí-lo por um condicionamento benéfico - o que é a essência da cura psicológica - o uso terapêutico do som é um instrumento fundamental. O mantra não é só um instrumento sensorial para a cura da mente, usando o poder do som e ligando-o ao sentido e ao sentimento, mas também afeta a natureza da mente, fazendo parte dela mesma.


O som é a qualidade sensível que pertence ao elemento éter, o elemento nuclear a partir do qual afloram os outros elementos. Por meio do som, todos os elementos e os sentidos podem ser harmonizados e controlados. O som controla a consciência, que se molda na forma de sons e palavras articuladas. Assim como o éter se baseia na forma grosseira do som, a consciência, que é como o espaço, consiste na forma sutil do som, que é pensamento ou sentido.


Formações de sons diferentes constituem as funções da mente. A vibração sonora de impressões e as informações constituem a mente exterior (Manas). A vibração sonora do conhecimento abstrato, dos princípios e dos ideais conserva a inteligência (Buddhi). A vibração sonora de nossos sentimentos mais profundos e da nossa intuição constitui a mente interior ou consciência, nosso verdadeiro Eu superior ( Atman). Mudar nossos modelos de som equivale a mudar a estrutura vibratória de nossa consciência.



Há muitas formas de usar o som na cura da mente, o mantra é o instrumento principal e mais direto de que dispõe o Ayurveda (Ciência da Vida). Mantra quer dizer "o instrumento da mente" ou "o que protege a mente". O mantra nos permite mudar o tipo de vibração da mente e a sua estrutura energética, ajudando dessa forma a  eliminar os problemas.
Nossa consciência é feita de hábitos e tendências profundamente arraigados. Estes são sulcos traçados no campo da nossa consciência, criados pela atividade mental repetida (Samskara). O mantra nos permite aplainá-los. Ao repetir um mantra por um longo período, isso cria uma energia capaz de neutralizar as marcas deixadas em função de nossa atividade mental dispersa, criando uma memória mais poderosa para ir além delas.


OM: é o mais importante dos mantras, serve para energizar todas as coisas e todos os processos, bem como para conferir-lhes força. Este purifica a mente, abre os canais e libera Ojas. Trata-se do som da afirmação que nos permite aceitar quem somos e nos abrir a forças positivas do universo. OM é o som de Prana, desperta a energia vital necessária para que ocorra a cura. Ele realiza todos os potenciais da consciência. 


Trecho retirado do livro "Uma Visão Ayurvédica da Mente" de David Frawley


Namastê!


Viviane Gimenez - Psicóloga e Professora de Yoga


Comentários

Postagens mais visitadas