As divindades e a Psicologia

A psicologia moderna tende a considerar o culto às divindades como primitivo ou ingênuo, mas ele é, na verdade, o produto de uma psicologia espiritual profunda. As divindades podem energizar os grandes arquétipos e as forças do cosmos na nossa psique os quais, sozinhos, têm o poder sobre os níveis mais profundos de nossa consciência, tanto a instintiva como a intuitiva.
As divindades yogues são personificações das grandes forças da consciência que apresentam contrapartidas psicológicas e cósmicas. O uso das divindades coléricas pode nos ajudar a superar a raiva e as emoções negativas, quer as nossas quer as de outras pessoas. O uso das divindades de paz pode ajudar-nos a aclamar a mente, a gerar satisfação e a despertar nossas capacidades espirituais e criativas mais profundas.

Sarasvati, Lakshmi e Ganesha

O hinduísmo cultua várias divindades que representam os poderes da mente cósmica. Para lidar com perturbações psicológicas em geral, a principal divindade no Ayurveda é o Senhor Shiva, a personificação da Divindade Suprema (Mahadeva). Shiva significa paz, e seu culto assegura a paz de espírito. Shiva tem o poder de controlar todas as forças negativas da mente, e comanda todas as forças elementais e as sombras do passado que podem nos perturbar. Ele pode neutralizar toda a negatividade. É possível prestar culto a ele repetindo o seu mantra:

Om Namah Shivaya!
Om, Reverência a Shiva!

Shiva

Podemos simplesmente repetir o nome de Shiva diversas vezes. Ou podemos simplesmente repetir seu mantra-seminal SHAM, que é o som original da paz.
Para lidar com a raiva, podemos cultuar o Senhor Shiva na sua forma de Rudra, que controla a ira divina. Para lidar com o medo, podemos prestar culto à Deusa Kali, que nos livra do tempo e da morte, aquilo de que mais temos medo. Para lidar com o apego, podemos meditar sobre a Deusa Lakishmi, que conserva todo o bem como fruto da devoção. Para o amor e para a Alegria, podemos cultuar o Senhor Krishna, que é a encarnação do amor e da benção divinos. Para ter coragem, podemos prestar culto ao Senhor Rama, que representa a intrepidez divina.

 
Krishna                                                     Kali

Ganesha, o deus com cara de elefante, propicia a capacidade da inteligência constante, do pensamento sereno e do juízo correto. Ajuda a desenvolver a inteligência (Buddhi) da maneira adequada. Hanuman, o deus macaco e devoto de Rama, assegura-nos o poder e a energia vital (Prana) que leva a mente  e aumenta nossa devoção. Todas as divindades do hinduísmo se prestam a um uso psicológico. Esses são apenas alguns exemplos para dar uma ideia de sua aplicação psicológica.


Texto retirado do Livro: "Uma Visão Ayurvédica da Mente - A Cura da Consciência", David Frawley, ed. Pensamento.

Comentários

Postagens mais visitadas